sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FBI apreende impressões digitais de John Lennon que iam a leilão


Uma série de impressões digitais de John Lennon que seria leiloada por ao menos 100 mil dólares foi apreendida pelo Bureau Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) na quarta-feira - 30 anos após a morte do cantor.

O formulário de inscrição de Lennon para obter a cidadania norte-americana, datado de 1976, era um dos destaques dos cerca de 850 itens da venda online programada para ocorrer perto do aniversário de 70 anos de Lennon no sábado.

O cartão com as impressões digitais estava sendo mostrado para a imprensa em uma loja de Nova York na manhã de quarta-feira, numa apresentação prévia de mais de 90 itens relacionados aos Beatles, quando o FBI apresentou uma intimação e levou o cartão.

John Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra, e foi investigado pelo FBI no começo dos anos 1970 por atividade antiguerra.

Peter Siegel, cofundador da loja GOTTA HAVE IT!, que estava vendendo o cartão com as impressões digitais, afirmou estar desnorteado pela ação do FBI e pelo interesse durante a semana da Segurança Interna.

"Esse grande ícone está morto há 30 anos," afirmou ele. "Isso não é uma ameaça nacional."

O cartão foi consignado à loja por um promoter bastante conhecido que o comprou há cerca de 20 anos, afirmou Siegel.

Na descoberta durante a semana, Siegel afirmou que o FBI, "com um senso de urgência", estava preocupado com a possibilidade de o cartão ter sido parte do arquivo de Lennon e estar perdido ou desaparecido.

"Estamos investigando como o item acabou parando numa coleção particular", disse o porta-voz do FBI, James Margolin. "Aparentemente ele é um documento do governo e normalmente não estaria no comércio."

O advogado de Lennon nos anos 1970 Leon Wildes contou ao jornal The New York Times que o formulário com impressões digitais estava entre os documentos sob sua posse que desapareceram após uma aparição na televisão em 1976.

Fonte: UOL Música

Nenhum comentário: