quinta-feira, 22 de abril de 2010

Caetano Veloso apela por fim de Guantánamo em show em Miami

O cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso encerrou na noite de terça-feira em Miami a turnê de lançamento nos Estados Unidos de seu último álbum Zii e Zie, que inclui um forte apelo ao governo americano para que a base de Guantánamo, em Cuba, seja fechada.
A música, quase falada, com um golpe permanente de percussão que Caetano acompanhou com imagens de Cuba, apesar de o assunto ser considerado delicado em Miami, exorta os Estados Unidos a levarem em conta sua base militar de Guantánamo quando exigem que os Direitos Humanos em solo cubano sejam respeitados.

Em seu último disco, Zii e Zie (Tios e Tias, em italiano), Caetano transita por um som experimental que denomina "transamba", que une samba e rock, e ao qual acrescenta distorções, dissonâncias e "ruídos" que surpreendem aqueles acostumados à voz suave e às melodias tranquilas do músico bahiano.

Zii e Zie, álbum que ganhou um Gramy Latino em novembro, foi lançado nos Estados Unidos este mês e Caetano o apresentou nos últimos dias em Nova York, Washington DC, Boston, Los Angeles e San Francisco, antes do encerramento em Miami de uma turnê que começou em 2009 no Brasil e seguiu por América Latina e Europa.

A prisão na base americana em Guantánamo, que o governo de Barack Obama disse que fecharia, aloja mais de 200 detentos suspeitos de terrorismo, sem acesso a advogados e que não foram julgados, uma situação que gera questionamentos em todo o mundo por parte de organizações de Direitos Humanos.


Nenhum comentário: