sexta-feira, 30 de abril de 2010

Comemoração do Dia do Trabalhador homenageará Mercedes Sosa

A comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, homenageará a falecida cantora argentina Mercedes Sosa, informou hoje a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A CUT confirmou hoje a presença de Lula e de outras autoridades no ato central da entidade e no qual artistas brasileiros homenagearão a famosa cantora argentina.

Na apresentação, vários músicos, liderados por Milton Nascimento, interpretarão e dedicarão suas canções a Mercedes, que morreu em setembro do ano passado. Carlinhos Brown também participará do evento, além do grupo Raíces de América e o cantor cubano Fernando Ferrer.

Lula assistirá ao ato junto à ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e Marta Suplicy, antiga titular de Turismo.

A CUT organizou para a comemoração do 1º de maio este ano uma variada programação cultural e acadêmica que começará amanhã, com um seminário latino-americano que contará com a participação de representantes de 20 países.

Sob o slogan "Todos Unidos pela Integração Regional, o Trabalho Decente e contra o Neoliberalismo e a Xenofobia", o seminário será realizado durante dois dias no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Estarão presentes o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães; o ministro assessor de Assuntos Internacionais da Nicarágua, Miguel D'Escoto; o secretário da Central Sindical das Américas, Víctor Báez, e o titular da Central Sindical do Haiti, Paul Loulou Chery.

No evento, cuja expectativa é de receber 35 mil participantes, serão apresentadas várias publicações de literatura sindical lançadas recentemente na região e será realizado um festival gastronômico com pratos de 11 países. Haverá ainda uma exposição de fotografias organizada pela Escola Nacional Sindical da Colômbia.

A programação inclui também um ato religioso, no qual líderes de diferentes credos homenagearão a pediatra e ativista Zilda Arns, que morreu no terremoto que devastou o Haiti no início do ano, onde participava de uma missão humanitária.

Nenhum comentário: